Surdo

“No caso da surdez, perante a legislação federal só existem dois grupos: as pessoas com deficiência auditiva e sem deficiência. Isto é, não haverá distinção entre os que possuem surdez de grau moderado a severo, e aqueles com surdez profunda, caso ambos sejam enquadrados como pessoas com deficiência auditiva.

Todavia, reforçamos que, com qualquer grau de surdez, é imprescindível buscar a reabilitação auditiva. Assim como nem todos os míopes são deficientes visuais, nem todos os que têm algum grau de surdez são deficientes auditivos. Contudo, para os dois casos, os óculos ou próteses auditivas, bem como o acompanhamento com profissionais especializados, são essenciais, certo?

Ah, e o uso de tecnologias para ouvir não exclui a condição de pessoa com deficiência! Assim como deficientes visuais podem ter cães-guia, deficientes físicos podem utilizar próteses de pernas, braços e outros, os deficientes auditivos também podem utilizar próteses auditivas ou implantes, e isso não muda o fato de serem surdos”.

FONTE: https://cronicasdasurdez.com/